Correntes d’Escritas 09: último dia

(14 Fevereiro)

Na primeira mesa da manhã, notam-se as olheiras no auditório, que ainda assim continua cheio. Com o passar dos dias, e sobretudo das noites, as poucas horas de sono começam a cobrar os seus dividendos. E apesar disso, ninguém desanima. Com moderação do Carlos Quiroga, discute-se a universalidade da literatura. E como sempre nestas Correntes, muito mais importante do que a certeza inabalável de alguma conclusão face às questões que cada mesa coloca, são os momentos de conversa e entrega a um debate para o qual todos contribuem.

mesaquiroga

À tarde, a sessão de homenagem a Eduardo Guerra Carneiro, Eduardo Prado Coelho, Henrique Abranches, José António Gonçalves, Michel Laban, Ramiro Fonte e Ray-Güte Mertin é sentida e afectuosa, mas sem pesos de requiem. Aqui, sabe-se que lembrar os mortos é construir a nossa própria memória a partir de histórias e afectos que, ligando-nos a outros que já cá não estão, definem o que somos e tornam presente aquilo que se acha passado. Uma mesa de amigos que falam de, e de certo modo, com, amigos.

E na última mesa, moderada por Maria Flor Pedroso, discute-se se a literatura será o sentido último das coisas. E para um fecho em grande, não há uma intervenção que não seja memorável. Mas, claro, Onésimo Teotónio de Almeida, guardado para o final, volta a conquistar o auditório com uma comunicação seriíssima pontuada por algumas das histórias e anedotas do seu manancial. No final, ninguém duvida das suas palavras: “Não há respostas, apenas histórias”.

One comment

  1. Adoro as Correntes d Escritas.Há nove anos consecutivos que estou na Povoa,nas Correntes.Um dos elos delas ,sou eu,tem o meu sentir e o meu coração.
    Parabéns a toda a organização em especial à Manuela Ribeiro e ao Francisco Guesdes que são pessoas fantásticas,com uma sensibilidade enorme.Que não mude a política para não acabarem as Correntes,pq já não sabemos viver sem elas..Aliás, vivo o ano inteiro pensando em Fevereiro.Obrigada.Parabéns

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s