A rentrée da Porto Editora

A Porto Editora apresentou ontem à tarde, no Hotel Tivoli, as novidades editoriais que fará chegar às livrarias até Novembro. De entre todos os livros apresentados, o destaque maior foi dado ao colossal Poemas Portugueses – Antologia de Poemas Portugueses do Séc.XIII ao Séc. XXI, com organização de Jorge Reis-Sá e Rui Lage e prefácio de Vasco Graça Moura, que Manuel Alberto Valente classificou como “o mais importante livro que vamos publicar este ano”, chamando a atenção para o facto de há muito tempo não haver uma releitura desse corpus imenso e para o “interesse de ver como esta nova geração lê a poesia, seguramente de modo diferente das gerações anteriores”. O livro chega às livrarias em Novembro e promete ser um marco.

Outros títulos que merecerão atenção incluem um novo romance de Luís Sepúlveda, A Sombra do Que Fomos, recentemente galardoado com o Prémio Primavera de Romance 2009, o já anunciado regresso de Jaime Ramos pela mão de Francisco José Viegas, em O Mar em Casablanca, um romance de Laurent Gaudé, A Porta dos Infernos, e o volume Uma Longa Viagem com António Lobo Antunes, de João Céu e Silva, que promete ser tão imprescindível para a leitura da obra do autor de O Arquipélago da Insónia como motivador de polémicas em torno do meio literário.

Duas obras colectivas sairão também até Novembro, ambas coordenadas por Pedro Sena-Lino: Contos de Vampiros, com colaborações de José Eduardo Agualusa, Miguel Esteves Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, entre outros, e Princesas, Príncipes, Fadas e Piratas com Problemas, onde se encontrarão textos de Ana Luísa Amaral, Gonçalo M. Tavares, Ana Cristina Leonardo, Rui Zink ou João Pedro Mésseder.

Destaque ainda para o Vocabulário da Língua Portuguesa, coordenado por Malaca Casteleiro, que se anuncia como obra de referência na lexicografia portuguesa e que inclui as alterações previstas pelo Acordo Ortográfico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s