Ansiedade

Quando se tem como responsabilidade profissional acompanhar atentamente tudo o que vai sendo editado, e quando essa responsabilidade se cumpre por entre uma enchente de títulos diários, algumas vezes extraordinários, muitas vezes banais, aquela ansiedade que envolvia a espera por um determinado livro arrisca-se a desaparecer. Mesmo deixando de lado os banais, os títulos com interesse que vou acompanhando e lendo são muitos (para o meu tempo disponível, mas não necessariamente para aquilo que seria um recheio decente para uma livraria) e às vezes é difícil manter a surpresa, a ansiedade com que já aguardei por alguns livros que sabia estarem para chegar às livrarias, antes da tal responsabilidade profissional.
Com o Caderno Afegão, de Alexandra Lucas Coelho, voltou a acontecer-me. O livro estava anunciado para breve, entre o twitter de Carlos Vaz Marques (que dirige a colecção que integra o livro) e os blogues, depois chegou o press da editora, a seguir o site, e quando já estava cansada de tanto rondar as livrarias a ver se o livro aparecia, o carteiro tocou (só uma vez). Já sei que os e-books são o futuro, ou assim se crê, mas nada compensará a sensação de pegar pela primeira vez num livro que se aguardava ansiosamente, reparar-lhe nos pormenores das guardas, na capa e na fonte, para depois mergulhar na escrita e confirmar que a espera valeu todas as penas. Pode parecer exagero, mas quando uma escrita prodigiosa, pelo que dá a ver com as palavras e para além delas e pelos gestos que integra em cada frase, se apresenta num objecto tão rigoroso como os livros da colecção de viagens da Tinta da China, há uma espécie de felicidade que se apodera deste modesto Cadeirão.

7 comments

  1. Sempre me convenci que, com a evolução, perderíamos os dedos mindinhos dos pés. Apostar em leitores de livros digitais baralhou-me. Passaremos a toupeiras.
    __________

    Assim de repente lembro-me de 2666 razões para não ler 0 2666.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s