Sublinhados XXXII

“E depois chegaram os homens de Ellecom. Foram levados directamente para o hospital; sentei-me à beira das suas camas, abismada, e devo dizer que ainda não compreendo como é possível as pessoas maltratarem-se umas às outras desta forma e haver quem ainda consiga contar aquilo por que passou.” (p.71)

“A Europa está, toda ela, a ser gradualmente transformada num grande campo de concentração. Toda a Europa passará por esta mesma amarga experiência. Registar, simplesmente, os factos nus e crus de famílias separadas, de posses e liberdades roubadas tornar-se-ia monótono. Tão-pouco é possível falar de forma pitoresca sobre arame farpado e batatas cozidas com legumes aos do lado de fora. Aliás, pergunto-me se restarão muitos deste lado, se a História continuar a seguir o rumo que tomou.” (p.79

“Ah, sabem, este é um pedacinho de História da humanidade tão terrivelmente triste e vergonhoso que não sabemos como falar dele. Sentimo-nos envergonhados por o havermos testemunhado e termos sido incapazes de evitá-lo.” (p.92)

Etty Hillesum, Cartas 1941-1943, Assírio & Alvim. Nos sessenta e cinco anos da libertação do campo da morte de Auschwitz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s