Uma Playboy para comprar e guardar

A edição portuguesa da Playboy deste mês chama à capa O Evangelho Segundo Jesus Cristo, prestando assim homenagem a José Saramago. Bem sei que nem toda a gente a comprará no quiosque habitual, não vá a vizinha de cima reparar, e que a produção fotográfica que ocupa algumas das páginas centrais poderá não ser do agrado de todos os leitores, mas o facto é que a homenagem é séria e justa, e não perde seriedade nem justeza pela exposição de partes habitualmente resguardadas do corpo feminino. Além disso, à produção fotográfica de encenação bíblica segue-se uma longa entrevista feita a Saramago por Humberto Werneck, antigo editor-chefe da Playboy Brasil, em 1995. Saber enquadrar uma homenagem merecida na linha editorial de uma publicação, eis o rasgo certeiro da Playboy portuguesa.

11 comments

  1. Ideia brilhante mesmo! mas provavelmente uma capa assim no Brasil causaria muitos problemas… principalmente pelo fato de que a grande maioria dos brasileiros possuem a cabeça fechada para coisas desse tipo. ><

  2. Dan, não necessariamente. Os portugueses são muito pudicos, tanto que a Playboy portuguesa tem menos de dois anos. Isso mesmo! E há muitos portugueses católicos em todas as faixas etárias que não gostavam das criticas feitas por Saramago à igreja Católica. Eu presenciei a discussão do lançamento do livro “Caim” lá, ouvindo de muita gente que o Saramago deveria perder a cidadania portuguesa por efender a igreja.
    Ou seja, essa capa, acredito, deve ter gerado uma repercursão tão polemica na terra dos Tugas quanto aqui, se calhar.

  3. Fico um pouco triste por ver que vão ganhar dinheiro embarcando num tema que o Saramago tanto gostava de trazer a tona, de discutir. Essa revista me parece oportunista e parece querer trazer a polêmica pela polêmica.
    É o mercado que o nosso Saramago sempre reclamou se voltando contra ele mesmo, mas como dizem os franceses: “c´est la vie…”

  4. Lety, só um comentário: medir o grau de “abertura de cabeça” de um país inteiro pelo tempo desde que têm Playboy é, no mínimo, divertido. Mas concordo, esta capa irá certamente causar polémica, como também o sabiam bem os seus autores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s