Juan Rulfo, Obra Completa, Cavalo de Ferro

A Cavalo de Ferro já tinha editado a obra de Juan Rulfo, mas agora reuniu os seus três livros num único volume, com abertura de Gabriel García Márquez. O gesto permite aceder ao imaginário grandioso do autor que fez da aridez da terra e da crueza do quotidiano o monumento literário que marcou o século XX e influenciou grande parte dos escritores latino-americanos devedores do chamado realismo mágico.

Em Pedro Páramo, o livro que abre este volume, há um protagonista que acaba de perder a mãe e que ruma a Comala em busca do pai e da terra que lhe pertence, para encontrar uma vila fantasmagórica cujos espectros convocam um cenário onde o tempo, os diálogos e as perspectivas das personagens produzem um portento de técnica narrativa. O Llano em Chamas reúne pequenos contos situados no México rural, nas primeiras décadas do século XX, e para além da força da paisagem, feita personagem e origem de todas as mitologias quotidianas, revela a economia verbal que Rulfo aplicou à sua escrita, limpando-a de todos os enfeites e deixando apenas as palavras essenciais. A fechar, O Galo de Ouro compila textos dispersos que Rulfo escreveu para cinema e que já não viu publicados em vida.

A Obra Reunida de Rulfo é um daqueles tijolos inestimáveis, uma espécie de colosso em forma de livro, contendo três obras numa só e o génio de um dos maiores escritores do século passado ao alcance de qualquer mão.

Sara Figueiredo Costa
(texto publicado na Time Out, Jul.2010)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s