Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, Novas Cartas Portuguesas, D. Quixote

Há livros assim, que marcam um antes e um depois da sua chegada à letra de forma. No caso deste, publicado em 1972 pelos Estúdios Cor (editora dirigida por Natália Correia) e rapidamente apreendido pela Censura, a carga ideológica que se lhe associou, na sequência do processo judicial que ficou conhecido como o caso das três Marias (as autoras foram a tribunal, acusadas de atentado à moral), atenuou-lhe, de certo modo, o valor literário que inegavelmente possui. Mas as circunstâncias não permitiriam que fosse de outro modo; este também é um livro político, e no sentido mais nobre do termo.

No retomar das cartas de Mariana Alcoforado, a freira do século dezassete que terá escrito as Cartas Portuguesas, as autoras não inovam apenas no modo de afrontar a ideologia do Estado Novo e os seus reflexos no quotidiano (sobretudo, mas não apenas, no das mulheres), fazendo-o igualmente no plano literário. Quebrando o peso da autoria, não identificam as partes escritas por cada uma, mantendo essa incógnita até hoje. E rompendo as fronteiras de género, convocam a epístola, a poesia e o romance, mas o que criam é uma obra de difícil classificação, como se nem na arrumação literária aceitassem imposições.

Esta nova edição, com organização e notas de Ana Luísa Amaral, continua, por tudo isto, a ser um marco, quase quatro décadas depois da sua primeira vida. E quem ainda achar que este é um livro datado, um mero libelo feminista sem importância no contexto actual, vá lê-lo e confirmar o engano.

Sara Figueiredo Costa
(texto publicado na Time Out, Dez. 2010)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s