Italo Calvino, Os Amores Difíceis, Teorema

Reunir os elogios da crítica e a dedicação dos leitores é um feito ao alcance de poucos escritores. Italo Calvino não só mantêm esse feito, vinte e seis anos depois da sua morte, como consegue que cada nova reedição da sua obra seja recebida com a mesma frescura que a primeira. O livro que a Teorema agora publica já conheceu uma edição portuguesa, nos idos de sessenta do século passado, pela mão da Arcádia, mas apenas alguns dos contos foram incluídos nessa edição, pelo que o volume completo só agora está disponível.

Os contos de Os Amores Difíceis fazem jus ao título, colocando em cena um leque de personagens que partilham os tropeções que cada relação amorosa, mais estável ou mais fugaz, lhes impõe. O casal que trabalha em turnos opostos e raramente se encontra, o soldado que avança para o jogo da sedução com uma desconhecida ou a mulher que se sente adúltera ainda que não tenha traído o marido são exemplo desses tropeções, sempre provocados pela impossibilidade de fazer vingar um amor sem abdicar de uma parte das vontades individuais, tópico que Calvino desenvolve com mestria em sucessivas variações. E se restarem dúvidas, leia-se “A aventura de um leitor”, onde um bibliófilo está de tal modo dedicado à sua leitura que mesmo quando já se rebola pela praia, engalfinhado no corpo nu de uma mulher, persiste na intenção de marcar o livro na página correcta. Prioridades são prioridades.

Sara Figueiredo Costa
(texto publicado na Time Out, Jul.2011)

Anúncios

One comment

  1. Acabei de ler a versão da Arcádia (ainda por cima com uma página de texto em branco no penúltimo conto) e leio a tua resenha indicando que faltam contos… vou ter de ler agora a edição da Teorema… que mundo complicadinho!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s