Castelao

A proximidade geográfica é um mito. Quando regressei da Galiza, já lá vão mais de dez anos, e voltei a instalar-me em Lisboa, pensei que os anos que se seguiriam iam trazer a publicação de vários autores galegos em Portugal. O contrário parecia-me estranho, depois de acompanhar as escritas mais recentes e conhecer, tão a fundo quanto possível, as mais antigas. Se Portugal ainda não tinha descoberto a literatura galega era porque os editores andavam distraídos e isso era coisa para se resolver em pouco tempo. Mais de uma década depois, muito pouco mudou. Nem os históricos, nem os novíssimos, por cá, nicles. E agora que ando às voltas com a obra gráfica e literária de Castelao (para um longo artigo que tem de ganhar forma final nos próximos dias e já está a ficar atrasado…), volto a pensar que talvez seja uma questão de tempo. Não pode ser de outra maneira.

Para abrir o apetite, espreitem o Museu Castelao. E se quiserem mais nomes, sobretudo se forem editores e estiverem aqui pelas bandas do Cadeirão, escrevam, que eu respondo na volta do correio.

3 comments

  1. Tens razão, Jorge. E ainda há coisas do Manuel Rivas, uma edição da Cozinha Cristã do Ocidente, do Álvaro Cunqueiro, e talvez mais uma coisa ou outra, sendo que a Deriva tem o trabalho mais consistente, e logo com os ‘novos’. Ainda assim, e conhecendo o que se escreve do lado de lá do rio Minho, fica uma sensação de vazio nas estantes.

  2. poucos autores divulgados em portugal tendo em conta a proximidade que temos com a galiza e o respeito que têm pela cultura portuguesa. Só no norte é que se nota o importante que é e foi a cultura galega.
    Tony

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s