Leya começa o ano a despedir

Já é público: o grupo Leya entra no novo ano a despedir trabalhadores, cerca de 30 só esta semana, segundo o jornal Público. Seguindo a mesma notícia, a Leya pensa crescer no Brasil, aumentando o número de funcionários de 600 para 700, e prepara-se para investir na área do digital e do ensino à distância.

Numa leitura mais pormenorizada da informação que agora se divulga, e ainda sem saber quem são os restantes trabalhadores que começam o ano na rua, fica-me uma dúvida que ultrapassa a questão laboral e social: uma das pessoas despedidas é o editor da Teorema, como vem na notícia. Ora, o que não vem na notícia é que o editor da Teorema, José Oliveira (depois da saída de Carlos da Veiga Ferreira, há cerca de um ano, a Leya colocou José Oliveira como responsável também por esta chancela, em acumulação com o trabalho que já fazia na Caminho), é também o editor responsável pelo catálogo infantil da Caminho. Assim de repente, o catálogo infantil da Caminho é capaz de ser, de entre os mais extensos catálogos do género em Portugal, o mais coerente, interessante e arrojado que temos. E isso não se deve à geração espontânea, mas sim ao conhecimento, ao trabalho e às apostas de José Oliveira, facto que deve estar muito próximo do consenso se falarmos com autores, editores, bibliotecários, professores, pais e outros mediadores possíveis. Com esta saída, o que acontece ao catálogo? Que futuro tem? E o que vão fazer ao passado que tão bem construiu? É a primeira dúvida angustiada que me assalta, sem falar do factor humano que 30 despedimentos implicam. Desconfio que não será a última.

4 comments

  1. Uma pequena correcção: eu não fui despedido da LeYa. Demiti-me no dia 2 de Dezembro de 2010, quando confirmei à saciedade do que é que a casa gastava.
    Depois da minha saída e até agora, a Teorema e o seu novo “editor” não publicaram um único livro que não fosse escolha minha,
    Escrevo para que não haja dúvidas, nem histórias mal contadas.
    Carlos da Veiga Ferreira
    Editor
    8 de Janeiro de 2012

  2. Muito obrigado. Não é que a questão tivesse grande importância pessoal para mim, mas sou adepto das coisas claras. Um ab5raço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s