João Ricardo Pedro, O Teu Rosto Será o Último, Leya

Não é comum um primeiro romance revelar tamanha harmonia entre forma e conteúdo, uma maturidade literária que parece ter origem em longa prática e a dimensão de abismo que O Teu Rosto Será o Último ecoa a cada parágrafo.

As mudanças trazidas pelo 25 de Abril inauguram a narrativa numa aldeia perdida da Gardunha, revelando as várias gerações que se cruzam nesse momento e, mais importante, as camadas sucessivas de memórias que acabam por definir a identidade do protagonista, Duarte, e a sua relação com o mundo. Da Gardunha para o subúrbio, em Queluz, as linhas cruzadas de histórias e segredos familiares compõem um novelo que é o de Duarte, com o seu dom musical abandonado para não ceder ao abismo da música, as suas dúvidas em relação ao passado do pai, em Angola, e a sua relação filial com o avô, mas que podia ser de qualquer um. E essa é uma das qualidades deste romance, capaz de desfiar uma narrativa fragmentada, onde muitas histórias se cruzam, que reflecte o Portugal contemporâneo de um modo certeiro, mas sem nunca ceder ao historicismo. É de gente que se faz esta história, gente recriada por um trabalho narrativo e de linguagem que há muito não tínhamos num romance de estreia.

João Ricardo Pedro escreveu este romance porque ficou desempregado, acabando por vencer o Prémio Leya (dupla justiça, porque o prémio monetário ficou bem entregue e o prémio literário teve vencedor de prestígio). Espera-se que tenha encontrado na literatura um modo de ganhar a vida daqui para a frente.

Sara Figueiredo Costa
(publicado na Time Out, Abr. 2012)

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s