Livreiro da Esperança: ‘Especial Culsete – 40 Anos’

Criado no âmbito do Encontro Livreiro, o diploma Livreiro da Esperança já teve duas edições, distinguindo Jorge Figueira de Sousa, da Livraria Esperança (Funchal), em 2012, e Caroline Tyssen e Duarte Nuno Oliveira, da Livraria Galileu (Cascais), em 2013. Por ocasião dos 40 anos da Livraria Culsete, em Setúbal, o Encontro Livreiro assumiu uma espécie de cisão temporária, excluindo dois dos seus membros mais fundamentais da decisão de atribuir um Livreiro da Esperança especial. Assim, Manuel Medeiros e Fátima Medeiros, da Culsete, são os livreiros distinguidos com este Livreiro da Esperança Especial – Culsete 40 anos, homenagem mais do que merecida a quem tem estado à frente de uma das mais animadas, acolhedoras e informadas livrarias do país. O diploma está à subscrição pública até ao próximo dia 1 de Outubro, pelo que deixo aqui o apelo para que o assinem (basta enviarem o vosso nome, profissão e localidade para o mail encontro.livreiro@gmail.com).

Aqui fica o texto do diploma:

Manuel Medeiros chegou a Setúbal vindo dos Açores, sua terra natal, para logo se envolver em projectos de animação e divulgação da leitura. Um ano antes do 25 de Abril, aproveitando o balanço de uma cooperativa de livros que a Pide não tinha conseguido encerrar, funda com Fátima Ribeiro de Medeiros a livraria Culsete, que permanece hoje como uma das mais activas livrarias independentes do país.

manuel_medeiros fátima_medeiros

Ao longo destes 40 anos, Manuel e Fátima Medeiros fizeram crescer a Culsete no espaço das suas estantes – onde se encontra um fundo de catálogo completo e escolhido com o cuidado de quem conhece as páginas que vende, para além das novidades que vão chegando ao mercado –, tanto como para fora dos metros quadrados que delimitam a livraria. Pela Culsete têm passado escritores, ilustradores, editores, promotores da leitura, jornalistas, outros livreiros, muitos leitores, enfim, gentes do livro. É na Culsete que se realiza o Encontro-Livreiro e tem sido na Culsete que várias gerações de leitores setubalenses encontram o seu alimento em letra de forma, sempre bem aconselhados pelos dois livreiros.

Nos 40 anos da Culsete, e porque é de elementar justiça fazê-lo (esta é a primeira decisão que, no âmbito do Encontro-Livreiro, não conta com a participação do Manuel e da Fátima), decidimos atribuir o diploma

LIVREIRO DA ESPERANÇA “ESPECIAL CULSETE – 40 ANOS” a Manuel Medeiros e Fátima Ribeiro de Medeiros, da livraria Culsete, em Setúbal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s