Capital, versão moderna e sem barbas

20140611-080036-28836197.jpg

O último livro de Afonso Cruz é um álbum editado pela Pato Lógico na colecção de livros sem palavras onde também moram André da Loba, Marta Monteiro e Catarina Sobral.

A história do porquinho mealheiro chamado Capital conta-se em imagens cuja composição tira o melhor partido de texturas que contrastam com cores de fundo uniformes e onde alguns grandes planos destacam a natureza de objecto do porco Capital, que evolui para a animalidade e só depois para a humanidade gananciosa.

À semelhança de alguns dos processos histórico-sociais descritos na obra homónima de Karl Marx, a narrativa de Capital é a da acumulação de riqueza, não nas mãos de uns poucos, mas sim no ventre de apenas um porquinho mealheiro, voraz coleccionador de moedas que na verdade pertencem àquele que o possui. Aliás, culpar os outros pela ganância própria é a estratégia que a narrativa utiliza para confirmar outros processos igualmente descritos por Marx, mesmo que o livro de Afonso Cruz nunca resvale para qualquer versão de ‘Marx contado às criancinhas’, o que só pode elogiar-se.

Este Capital não é uma versão do outro, ainda que o convoque com inteligência para uma narrativa que ilustra aquela parte da natureza humana que gostamos de não ter por perto. O facto de o fazer de modo simultaneamente assumido e não-linear, conjugando a invocação com alguma dose de sarcasmo e humor que o trabalho de ilustração explora com mão certeira (e que talvez o senhor das barbas não apreciasse) – veja-se o porco correndo atrás de moedas como um cão atrás de paus, ou o casamento e a imagem que replica a fotografia da praxe, onde o porco é quase maior do que a noiva – faz de Capital um momento iconoclasta desta colecção sem palavras e um livro que pode ser que seja para os mais novos, mas onde não haverá quem não reconheça o mundo a partir da história de um porco que nem sequer pode converter-se em presunto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s