Zona de Desconforto

IMG_1156-0.JPG
VVAA
Zona de Desconforto
Chili Com Carne

O terceiro volume da colecção Low Cost, da Chili Com Carne, retoma o modelo do inaugural Boring Europa (2011) ao reunir trabalhos a partir de um tema comum. Zona de Desconforto assume a experiência de sair do país onde se vive para trabalhar, estudar ou experimentar, cruzando o olhar sobre os outros com as reflexões sobre uma certa ideia de identidade.

Dez autores com registos muito distintos criam uma harmonia que já vai sendo regra nos livros colectivos da editora e que deve mais à mundividência partilhada do que a qualquer esforço de homogeneização. Há narrativas que registam pequenas anedotas sobre um local, como a de José Smith Vargas num bar espanhol em Amesterdão, e outras onde a digressão sobre a identidade é mais óbvia, como a de André Coelho sobre o catalão. Num registo mais diarístico, em pranchas que deixam respirar instantâneos trabalhados com detalhe, Daniel Lopes partilha impressões sobre o Brasil, Francisco Sousa Lobo e Amanda Baeza quebram as regras da não-ficção com vinhetas que criam espaço para digressões psicológicas, e Tiago Baptista foca a sua narrativa na observação do que se esconde de tragédia nos gestos de gente que vemos diariamente.

Com traços trabalhados e outros mais sujos, em registos íntimos ou reflexões voltadas para o outro, as histórias aqui reunidas afirmam a diversidade, a confusão e a estatigrafia de tempos, memórias e espaços que todos os presentes a caminho de um futuro acabam por ser. Zona de Desconforto tem algo de antologia de bd contemporânea, mas a sua verdadeira vocação é a de dar a ver/ler o mundo estilhaçado que nos coube, unido por ágeis rotas informativas e frágeis caminhos por onde pessoas e bens podem escapar ao medo ou encontrar a sorte, atravessado por gente que vai construindo o futuro possível entre a precariedade laboral, a incerteza e a vontade de conhecer o que não está aqui mesmo ao lado.

Sara Figueiredo Costa
(texto publicado no Actual/Expresso, Agosto 2014)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s