O Cante no Diário do Alentejo

IMG_1240

Hoje era dia para comprar o Diário do Alentejo e guardar o exemplar para memória futura, se conseguisse deslindar um sítio em Lisboa que vendesse o Diário do Alentejo.

Agora que o cante alentejano foi reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, aqui fica um excerto da crónica que o jornalista Paulo Barriga publicou ontem no DA on-line, a propósito da presença dos cantadores do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa em Paris, porque há coisas que também importa guardar para memória futura:

“Os cantadores de Serpa estão na cidade luz, mas apenas viram a luz da cidade pelas janelas foscas da camioneta. Os cantadores de Serpa são as estrelas da companhia, mas não têm dignidade para serem convidados para a receção que o senhor embaixador dá hoje em sua casa, precisamente a propósito do cante poder vir a ser inscrito na lista do património cultural imaterial da Humanidade. Os cantadores de Serpa dormem num pardieiro a mais de uma hora de Paris, enquanto os convidados do senhor embaixador pernoitem nos hotéis de várias estrelas das zonas “bien” da cidade. Os cantadores de Serpa, todos os cantadores, apenas ficam bem na fotografia, principalmente se nela, na fotografia, couberem os convidados do senhor embaixador e, já agora, ele próprio. De resto, os cantadores, os de Serpa e todos os outros, são um perfeito empecilho quando não estão a cantar ou quando não estão a ser fotografados ao lado daqueles que ainda pensam que são os donos do cante. Quando o cante, já se disse, tem um legítimo detentor: os grupos corais.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s