Papá em África

papa_in_africa_cover

Anton Kannemeyer
Papá em África
Mmmnnnrrrg

Quem conhece Tintin no Congo, o livro onde Hergè deu mais espaço à sua visão preconceituosa de um mundo onde o outro – o que não era europeu, católico, patriota – se retratava como ameaça, reconhecerá o pastiche na capa deste Papá em África. O traço, a cor, os elementos da composição, tudo remete para esse álbum onde Hergè destilou racismo e pequenez intelectual como nunca. A referência é assumida, já que Tintin é uma das obsessões artísticas de Kannemeyer, sul-africano que ainda conheceu o apartheid (e, sendo branco, conheceu-o do lado de quem dominava).

A linguagem é um dos temas centrais dos trabalhos aqui reunidos, resgatados das páginas da revista Bitterkomix. Numa das histórias, Kannemeyer discute a semântica do racismo num percurso lógico sobre as teias da discriminação, sobretudo as que parecem inofensivas: trabalho de cafre, sinházinha, pele negra, termos banais que constam do dicionário de bolso da língua afrikaan e que mantêm viva a humilhação tantos anos depois do fim do apartheid, naquela que gosta de ver-se como a “nação arco-íris”. A denúncia é tão clara como a ausência de paternalismo, e talvez por isso este seja um álbum pouco propiciador de apaziguamentos.

Mimando Tintin, o autor acrescenta a cada narrativa uma brutalidade muito mais eficaz do que qualquer traço realista permitiria, fazendo da linha clara um sarcasmo constante – mas não gratuito – sobre as boas intenções do Ocidente civilizado, os direitos reconquistados pelos negros, a suposta reconciliação de um país com o seu passado. Papá em África não é um livro fácil, nem servirá aos maniqueistas que tão facilmente arrumam o mundo em lados bons e lados maus, mas cada prancha é um convite desassossegado ao pensamento sobre as atitudes que escolhemos assumir e o modo como nos relacionamos com a herança que nos coube em sorte.

Sara Figueiredo Costa
(publicado na revista E/Expresso, Jan. 2015)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s