A História de Erika

Erika

Ruth Vander Zee e Roberto Innocenti
A História de Erika
Kalandraka

Setenta anos passados sobre o fim do Holocausto, A História de Erika volta às livrarias numa reedição. A autora deste livro terá conhecido Erika em Rotemburgo, em 1995, e ouviu da sua boca a história que aqui partilha. Em 1944, ano do seu nascimento, Erika foi salva do horror dos campos de concentração nazis porque os seus pais, que não sabe quem são e de quem não guarda memórias, a atiraram pela janela de uma das carruagens dos longos comboios que
transportavam judeus e outros seres humanos perseguidos pelos nazis para Dachau. Vendo um bebé aterrar sobre a erva à passagem do comboio, uma mulher recolheu-a e adoptou-a, garantindo-lhe que não teria o mesmo destino que os seus.

A história que Erika conta é a que imagina que os seus pais terão vivido, mas também a que ela própria construiu agarrada a uma memória que, na verdade, não tem. As ilustrações de Roberto Innocenti, de um realismo acentuado e marcadas pelo contraste entre literalidade e emoção, constroem essa memória inventada com base no que se sabe sobre os campos de concenttação, oferecendo uma enorme réstia de esperança ao mostrar igualmente o presente de Erika, erguendo novas memórias para o futuro da família que entretanto construiu. Talvez as livrarias arrumem este volume na secção infantil, habituadas que estão a relegar para aí qualquer livro com imagens, mas A História de Erika merecia ser lida por qualquer pessoa que compreenda o dever de não esquecer.

Sara Figueiredo Costa
(publicado na Agenda da ACERT, Abr-Jun 2015)

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s