Balbúrdia, Teresa Cortez

 

Balburdia
 Teresa Cortez
 Balbúrdia
 Pato Lógico

Desde a sua fundação, há seis anos, a editora Pato Lógico tem criado um espaço privilegiado para a expressão visual, ao oferecer as páginas de alguns dos seus livros a trabalhos cuja característica comum é a ausência de texto verbal. Com Balbúrdia, Tereza Cortez cria um álbum que combina jogo e possibilidades narrativas, partindo do lugar-comum que é a desarrumação de um quarto infantil.

Os brinquedos, roupas e objectos variados começam por surgir na capa com a forma de um monte desordenado. A capa é importante para a leitura, como o são as guardas, mostrando esses mesmos objectos devidamente arrumados num quarto onde ainda reina alguma ordem, facto que irá sendo alterado à medida que a criança brinca. É esse o desencadeador da narrativa, um quarto que se vai desarrumando e cujo recheio acaba por assumir uma dimensão monstruosa.

O recurso à colagem, repetindo elementos ao longo das páginas, confere à narrativa a vertente lúdica que a define. Sem nunca sugerir percursos obrigatórios, porque este está longe de ser um álbum didáctico, o livro de Teresa Cortez acompanha o caminho dos objectos que deambulam fora do quarto, e até de casa, ameaçando o seu dono. O que começa por ser uma perseguição transforma-se na demanda da criança pelos objectos que, entretanto, desaparecem na rua, espalhados. Começa, então, o movimento inverso, com a criança a recolher os destroços desse monstro e a devolvê-los ao seu quarto, agora arrumados. No traço colorido, a remeter para uma certa ideia de desenho infantil, e na sequência vertiginosa, há espaço para ler esta Balbúrdia como uma fantasia infantil ou uma experiência vivida e recontada a partir da hipérbole. De um modo ou de outro, eis um livro que clama pela liberdade – de brincar, desarrumar, fugir –, tirando partido de uma composição visual que permite a velocidade e o pormenor, sem fugir à consequência e à necessidade de deitar mãos à obra.

Sara Figueiredo Costa
(publicado no E/Expresso, Junho 2016)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s