Regressar à outra casa

17103783_10210263740808931_4293560355597345891_n

Enquanto escrevo na mesa da sala, o som de um Erhu chega-me de longe. Aqui ao lado, no Jardim Camões, desenham-se os movimentos lentos do Tai Chi, toca-se e canta-se, faz-se o exercício físico matinal que a medicina chinesa recomenda para o bem estar geral. Talvez devesse juntar-me, em vez de continuar a alimentar as olheiras que o jet-lag de vários dias oferece a quem chega do outro lado do mundo, mas há textos para escrever, um jornal para preparar, coisas para fazer. Sempre o tempo a não chegar para as encomendas. Daqui a nada hei-de mandar as encomendas às urtigas e sair para uma volta pelo bairro. O altar de Tou Tei estará tão movimentado como ontem e também eu devia prestar alguma reverência à imagem que todos os moradores do Patane, o meu bairro em Macau, veneram diariamente. Ao fim de algum tempo nesta terra, percebe-se que nem tudo podem ser ateísmos e agnosticismos inabaláveis quando uma comunidade se dedica a reconhecer os ritmos diários e sazonais que a ligam entre si e ao lugar que habita. Estamos vivos e havemos de não estar. Não há contrato espiritual que nos evite o desfecho. Entretanto, estamos cá e uns com os outros, ainda que falemos línguas diferentes. O capacete de humidade que costuma receber-me em Macau chegou esta manhã. As rãs da Casa Garden já o pressentiram ontem à noite e abandonaram o lago para deslizarem pela tijoleira molhada do pátio – à noite, é preciso cuidado para não esborrachar nenhuma. Nos cestos de bambu da padaria aqui em frente, o cha siu bau da manhã deve estar quase a esgotar e a senhora que insiste sempre em falar cantonês comigo como se eu a percebesse não vai, de certeza, guardar um para mim, por isso tenho de apressar-me. O Erhu ainda soa, embrulhando tudo isto. Cinco minutos e já saio.

Deixe uma Resposta

