SFC

Nasceu em Lisboa, em Abril de 1978.

Sempre viveu rodeada de livros e nunca ganhou alergia ao pó. Na lista de coisas que fez consta a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, na FCSH-UNL, o mestrado em Linguística – História da Língua Portuguesa e uns anos de trabalho de investigação por entre manuscritos medievais. Mas talvez outras coisas devessem constar com o mesmo grau de importância, ou maior: as primeiras incursões no jornalismo, mesmo que ‘de tendência’, mesmo que mais fanzinesco do que jornalístico, com O Contestatário, no liceu, a participação na redacção do jornal Nova em Folha, onde fez as primeiras recensões de livros, a direcção da revista Comentário, na FCSH, e mais umas quantas aventuras, efémeras ou nem tanto.

Em 2002 perdeu algum tempo a enviar currículos para as revistas e suplementos culturais, na esperança de alguém lhe responder. Quando já não tinha esperança nenhuma, recebeu um telefonema da Tereza Coelho, que dirigia a recém estreada Os Meus Livros, convidando-a para colaborar na revista. E foi aí que começou a escrever sobre livros na imprensa ‘a sério’.

Colaborou com a OML desde o número 2 até agora (que já lhe fecharam as portas). Colabora com a Time Out Lisboa, com a Ler e com o Actual do Expresso, sempre escrevendo sobre livros e leituras. A literatura, de um lado, a banda desenhada e a ilustração, do outro. Escreve mensalmente na revista Blimunda, da Fundação José Saramago, e não apenas sobre livros.

Para além das colaborações na imprensa, tem trabalhado com a Bedeteca de Lisboa, com o Centro Nacional de BD e Imagem e com o Festival Internacional de BD de Beja. Às vezes revê textos, caçando gralhas alheias, às vezes dá formação sobre os temas que conhece melhor, às vezes, ainda, palmilha alguns quilómetros para levar livros a outros. Gosta de ser free-lancer, apesar das preocupações familiares com a inexistência de um ’emprego a sério’. As desvantagens sociais e financeiras acabam por ser compensadas pela possibilidade de manter o interesse por temas diversos, de trabalhar em várias frentes, de ler pela noite dentro.

Antes do Cadeirão Voltaire, que começou a sério no dia 3 de Dezembro de 2007, com a participação da Andreia (que entretanto saiu por achar que não conseguia acompanhar o ritmo como gostaria), inaugurou o Beco das Imagens, a meias com a Sílvia, em 2003, dedicado à banda desenhada e à ilustração.

Prefere as livrarias com livreiros que conhecem os livros aos grandes supermercados cheios de papel encadernado, os livros feitos por quem lhes conhece a história aos volumes fabricados para alimentar o ‘mercado’, a tipografia tradicional às promessas da revolução digital. Gosta de livros pequeninos, pensados a partir do equilíbrio entre o papel e a fonte, o formato e a tinta, a mancha do texto e o seu conteúdo. E também gosta de conversas sem hora marcada, comida partilhada em mesas cheias de amigos, surpresas em bibliotecas esquecidas, cartas que chegam pelo correio.

Imagina-se daqui a uns anos a imprimir pequenos livros numa velha Adana, compondo as linhas uma a uma com tipos de chumbo e oferecendo aos amigos as palavras que escolheu para cravar no papel. Os tipos de chumbo e a Adana existem; falta o espaço e o tempo.

4 comments

  1. … interessante… somos FIGUEIREDO COSTA, moramos em países diferentes, tampouco somos parentes; de toda forma, quero aqui registrar os meus parabéns pelo seu Cadeirão! Leio, sempre! Interessante, descomplicado e valiosamente culto!
    Carinhosamente,

    João!

  2. Na tua biografia esqueceste-te de uma coisa muito importante… Fizeste secundário na melhor escola do país… A Ferreira Dias eheheh
    Escola essa onde tive a sorte de ter professores fantásticos que me abriram os olhos para os livros e para a vida literária, apesar de não ter seguido por essa via profissionalmente, o “bichinho” nunca desapareceu.
    Parabéns pelo teu blog e trabalho na área da divulgação literária, pena não haver mais imprensa especializada sobre o tema.
    Nuno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s